O excesso de colesterol e triglicérides no sangue pode aumentar o risco de um ataque cardíaco, ou de um derrame. O colesterol e os triglicérides a mais podem ser depositados nas suas artérias (grandes vasos sangüíneos), e pode fazer com estes mesmos vasos se tornem estreitos. Estes depósitos de gordura ricos em colesterol e triglicérides atraem compostos de cálcio que engrossam e enrijecem ainda mais as artérias. A quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode ser tão grande, que a artéria fica entupida e o sangue não pode passar por ela. Se uma artéria que supre sangue para seu coração ficar entupida, você pode ter um ataque do coração. Se uma artéria que supre sangue para seu cérebro ficar entupida, você pode ter um derrame.
Como mencionado no ítem das gorduras as saturadas são consideradas de mais alto risco do que as gorduras poli-insaturadas no que se refere as doenças coronárias. Isto vem exatamente do fato de que as gorduras saturadas facilitam o aumento de colesterol no sangue, quando comparadas as poli-insaturadas. Além disto, a presença de gorduras saturadas no corpo facilita a produção natural de colesterol pelo organismo. Isto é a razão pelo qual limitar-se apenas a ingestão de colesterol não é suficiente para prevenir a ateroesclerose. É necessário também a limitação das calorias totais pois estas calorias em excesso se transformam em gorduras.
Em geral, você deve começar a medir seu colesterol a partir dos 30 anos. A partir daí, esta checagem deveria ser feita pelo menos a cada 02 anos. Dependendo em que nível está seu colesterol, e se você tem outros fatores de risco de doença cardíaca, será preciso checar seu colesterol mais freqüentemente. Fale com seu médico sobre a freqüência que você precisa dosá-lo. As crianças também devem ter seus níveis de colesterol dosado, se um parente próximo como um avô, tiver doença cardíaca antes dos 55 anos, ou se parente próximo tiver altas taxas de colesterol (igual ou maior que 240).
As gorduras poli-insaturadas são geralmente líquidas na temperatura ambiente, como por exemplo o óleo de milho. As industrias têm de "hidrogenar" os óleos vegetais para transformá-los em margarina. Quando esta hidrogenação é feita, parte da gordura poli-insaturada se transforma em saturada. As gorduras saturadas são consideradas de mais alto risco do que as gorduras poli-insaturadas no que se refere as doenças coronárias. Assim, ao se escolher um óleo para cozinha deve-se utilizar aquele com o menor teor de gordura saturada possível, uma vez que não existe diferença entre o teor total de calorias entre eles.
Uma regra: para cada 1% de redução no colesterol, resulta em 2% a menos de risco de doença cardiovascular.
Outra regra: estima-se que é possível a redução de 3 mg/dl na leitura do exame de sangue de uma pessoa, para cada diminuição de 100mg de ingestão diária de colesterol. Em outras palavras, se você come um ovo por dia (300mg de colesterol desta fonte) é possível uma redução de 9 pontos na leitura do colesterol eliminando-se o ovo da alimentação.
Taxa sanguínea de triglicerídeos alto (hipertrigliceridemia):
RETIRAR:
Massas, pão, bolos, sorvetes, biscoitos gordurosos, manteiga, margarina
Queijos gordurosos, ovos, creme de leite
Refrigerantes e suco de frutas
Açúcar comum, que deve ser substituído por adoçantes artificiais
Todas bebidas alcoólicas
DIMNUIR BASTANTE:
Batata inglesa, batata doce e inhame.
UTILIZAR MAIS:
Alface, couve , agrião, couve-flor, etc.
Vegetais crus. Temperar saladas com vinagre, gotas de limão, cheiro verde.
Carnes magras, frango sem pele, peixe sem pele
Frutas cruas.
Taxas sanguíneas de colesterol alta (hipercolesterolemia) :
RETIRAR:
Leite integral e iogurte integral
Gorduras sólidas
Vísceras : miolo, fígado, coração, língua. dobradinha, etc.
Ostras, camarão, caranguejo, lagosta, mexilhão, sardinha, polvo e peixes gordurosos.
Enlatados
Gema de ovo
Carnes gordas: toucinho, lombo, carne seca, presunto, etc.
Embutidos: salame, linguiça, salsicha, mortadela, etc.
Queijos (só ricota)
Levedo de cerveja
Caldo de carne e carne vermelha
UTILIZAR MAIS:
Leite desnatado, iogurte desnatado
Óleos líquidos: soja, milho, girassol e algodão
Carnes magras: boi, peixe sem pele e frango sem pele
Alimentos integrais: pão, arroz, farinha, etc.
Leguminosas sempre com o caroço: feijão, ervilha, lentilha, etc.
Margarina de milho
Queijo ricota
Somente a clara do ovo
Preferir, junto com as grandes refeições: vegetais crus, frutas cruas e com casca, farelo de trigo, frutas ricas em vitamina C: caju, laranja e goiaba.
Um dos cuidados fundamentais é que os pacientes atinjam peso corpóreo ideal, atualmente avaliado pelo índice de massa corpórea (IMC = peso em kg (P) dividido pela altura (h), em metros, elevada ao quadrado, ou seja, P/h2). Os valores no sexo feminino não devem ultrapassar 23 e no homem 25.
Se comendo corretamente, exercitando e fazendo outras mudanças em sua vida (tal como parar de fumar), não reduzir as taxas de colesterol após 06 meses, seu médico poderá querer discutir sobre o uso de medicamentos para abaixar estes níveis. Se isto ocorrer, o tratamento deverá ser por toda a vida, mas isto só deverá ser pensado, caso os hábitos sadios não funcionem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário